terça-feira, 16 de outubro de 2007

RePost-It > YouTube Video Identification + Adsense Video Units: mais um golpe na publicidade tradicional

"Is the end of the TV as we know it, and i feel fine!" (*)

Acabei de ver no blog oficial do Google, no post Latest content ID tool for YouTube, que a ferramenta de identificação de conteúdo do YouTube mencionanda aqui e no CyberTV está oficialmente online, em fase beta.

A ferramenta vai permitir que empresas ou pessoas que detêm direitos autorais sobre vídeos possam ter mais controle sobre material de sua "propriedade" que esteja no YouTube. Interessante notar que apesar de ter dado essa ferramenta poderosa, o Google está estimulando que os "donos" do conteúdo protegidos por copyright repensem suas políticas ao oferecer 3 possibilidades a eles: bloquear o acesso ao conteúdo, promovê-lo ou ainda monetizar os vídeos através de anúncios. E isso poucos dias após também disponibilizarem o Adsense Video Units para promotores de conteúdo e veículos em vídeo nos EUA e em inglês.

Eu aposto que poucos vídeos serão removidos e que em breve a oferta de conteúdo oficial vai crescer, muito.

E mais ainda: com anúncios relevantes em conteúdos sob demanda, num ambiente com conexões razoáveis e uma cultura de utilização de ciberspaço crescente para consumo, criação e distribuição de conteúdo televisivo, o modelo de TV e propaganda televisiva está fadado a um sequência de infartes em muito, muito breve.

Se vai sobreviver eu não sei. Mas eu vou deixar meu terno preto preparado.

'braços

* = trocadinho entre o título do estudo The end of the TV as we know it e a música Is the End of the World as We Know it (And I Feel Fine) da banda americana R.E.M.

texto originalmente publicado em Celso Bessa Post-Its: YouTube Video Identification + Adsense Video Units: mais um golpe na publicidade tradicional

Nenhum comentário: